Archives: dezembro 2, 2020

Presidente do Brasil visita as obras da Segunda Ponte entre o Brasil e Paraguai

Nesta terça-feira (01/12) o Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve na cidade de Foz do Iguaçu para visitar as obras de construção da Segunda Ponte Internacional entre o Brasil e o Paraguai

O Presidente chegou no aeroporto pela manhã acompanhado do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto. No local foram recebidos pelo Diretor-Geral da ITAIPU Binacional , General Joaquim Silva e Luna, pelo Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e pelo Presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez.

Para visitação às obras de construção da Ponte Binacional foi montada uma estrutura no estacionamento do Marco das Três Fronteiras, ponto turístico localizado no terreno lindeiro à obra da Ponte em margem brasileira.

Durante a visita os Presidentes receberam informações sobre a obra, cumprimentaram os trabalhadores e posaram para fotografias. Também foi apresentado um vídeo, elaborado pela ITAIPU Binacional, mostrando os avanços da obra de construção da ponte e as vantagens que a nova ligação rodoviária trará para ambos os países. Após a apresentação, o Presidente Jair Bolsonaro destacou o bom relacionamento com o país vizinho e afirmou que graças à boa relação é possível desenvolver um grande projeto, como a construção da Ponte da Integração.

(Foto: Kiko Sierich/PTI)


Início do empurramento da Aduela de Arranque e primeiro Trecho Empurrado

No dia 20 de outubro, aproximadamente às 16:30 da tarde, foi dado início a primeira fase do empurramento da “Aduela de Arranque” e do primeiro “Trecho Empurrado” na margem brasileira da 2ª Ponte Internacional ligando a cidade de Foz do Iguaçu a Presidente Franco, conhecida como Ponte Internacional da Integração.

A ADUELA DE ARRANQUE, também chamada de nariz de empurre ou aduela de disparo, é uma estrutura metálica, composta pelas duas longarinas de 20 metros de comprimento alocadas paralelamente, ligadas por 7 transversinas com cerca de 18 metros de comprimento cada uma. Toda essa estrutura pesa um aproximado de 159 toneladas.

Já o TRECHO EMPURRADO, é uma estrutura de concreto com cerca de 25 metros de comprimento e 20 metros de largura, pesando 1278 toneladas.

Essas duas estruturas são ligadas através de 66 bainhas (sendo 33 de cada lado) de protensão que abrigam 542 cordoalhas de aço protendidas. A última transversina da estrutura concretada, localizadas na interface com a Aduela de Disparo é conectada através da concretagem da laje superior das peças.

Depois dessas duas estruturas prontas é iniciado o processo de empurre, que acontece com o auxílio de dois macacos hidráulicos e 4 cabos compostos por 8 cordoalhas de aço.

Essa peça é deslocada 25,4 metros nesse primeiro momento, que sairá de cima da Caixa de Equilíbrio para ser posicionada entre os apoios 9 e 10. Toda a estrutura de concreto desliza sobre a caixa de equilíbrio através de sapatas deslizantes posicionadas sobre chapas metálicas lubrificadas engastadas na estrutura da caixa de equilíbrio interna.

Para o posicionamento provisório dessa estrutura empurrada, o apoio 9 precisou ser previamente preparado, e portanto, foi equipado com peças guias laterais e aparelhos de apoio nas cabeças dos pilares para evitar o deslocamento da estrutura lateralmente, bem como a instalação de 8 cordoalhas de aço protendidas ligando os pilares de apoio aos pilares provisórios da caixa de equilíbrio para impedir o deslocamento dos próprios pilares quando ocorrer o encaixe da peça empurrada.

Esse deslocamento terminou no dia 22 de outubro de 2020, por volta das 19 horas. Por ser o primeiro trecho a ser empurrado, o trabalho foi realizado com muita cautela, sendo deslocado lentamente e com intervalos de tempo, para aos poucos ir fazendo o realinhamento da estrutura, ao qual tem pequenas variações.

Depois da estrutura posicionada no local desejado, os macacos hidráulicos são removidos e começa a construção de um novo trecho empurrado sobre a Caixa de Equilíbrio.


Ministro de Minas e Energia visita a obra da Segunda Ponte Brasil – Paraguai

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, chegou na noite de ontem (10) na cidade de Foz do Iguaçu – PR, para cumprir agenda oficial. Na manhã desta terça-feira, 11, encontrou com o diretor geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Durante a tarde o ministro visitou algumas obras na cidade, que tem a Itaipu como benfeitora, incluindo a construção da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, onde acompanhou o andamento da obra, e comentou: “Fico muito feliz com a capacidade da nossa engenharia em tornar essa obra realidade. Isso é uma demonstração de boa gestão. Uma diretoria comprometida na atividade – fim do seu negócio e de sua missão, que vai além de gerar energia limpa e renovável”.

O diretor-geral nacional, agradeceu dizendo que a segunda ponte será entregue dentro do cronograma, em meados de 2022.

Bento Albuquerque esteve no local pela última vez, em maio de 2019, no lançamento da pedra fundamental.


Translate »