No dia 20 de outubro, aproximadamente às 16:30 da tarde, foi dado início a primeira fase do empurramento da “Aduela de Arranque” e do primeiro “Trecho Empurrado” na margem brasileira da 2ª Ponte Internacional ligando a cidade de Foz do Iguaçu a Presidente Franco, conhecida como Ponte Internacional da Integração.
A ADUELA DE ARRANQUE, também chamada de nariz de empurre ou aduela de disparo, é uma estrutura metálica, composta pelas duas longarinas de 20 metros de comprimento alocadas paralelamente, ligadas por 7 transversinas com cerca de 18 metros de comprimento cada uma. Toda essa estrutura pesa um aproximado de 159 toneladas.
Já o TRECHO EMPURRADO, é uma estrutura de concreto com cerca de 25 metros de comprimento e 20 metros de largura, pesando 1278 toneladas.
Essas duas estruturas são ligadas através de 66 bainhas (sendo 33 de cada lado) de protensão que abrigam 542 cordoalhas de aço protendidas. A última transversina da estrutura concretada, localizadas na interface com a Aduela de Disparo é conectada através da concretagem da laje superior das peças.
Depois dessas duas estruturas prontas é iniciado o processo de empurre, que acontece com o auxílio de dois macacos hidráulicos e 4 cabos compostos por 8 cordoalhas de aço.
Essa peça é deslocada 25,4 metros nesse primeiro momento, que sairá de cima da Caixa de Equilíbrio para ser posicionada entre os apoios 9 e 10. Toda a estrutura de concreto desliza sobre a caixa de equilíbrio através de sapatas deslizantes posicionadas sobre chapas metálicas lubrificadas engastadas na estrutura da caixa de equilíbrio interna.
Para o posicionamento provisório dessa estrutura empurrada, o apoio 9 precisou ser previamente preparado, e portanto, foi equipado com peças guias laterais e aparelhos de apoio nas cabeças dos pilares para evitar o deslocamento da estrutura lateralmente, bem como a instalação de 8 cordoalhas de aço protendidas ligando os pilares de apoio aos pilares provisórios da caixa de equilíbrio para impedir o deslocamento dos próprios pilares quando ocorrer o encaixe da peça empurrada.
Esse deslocamento terminou no dia 22 de outubro de 2020, por volta das 19 horas. Por ser o primeiro trecho a ser empurrado, o trabalho foi realizado com muita cautela, sendo deslocado lentamente e com intervalos de tempo, para aos poucos ir fazendo o realinhamento da estrutura, ao qual tem pequenas variações.
Depois da estrutura posicionada no local desejado, os macacos hidráulicos são removidos e começa a construção de um novo trecho empurrado sobre a Caixa de Equilíbrio.
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