A Segunda Ponte Internacional entre o Brasil e o Paraguai está com mais de 70% de seu total já executado. Esta ponte tem sua sustentação baseada em estais, que são conjuntos de cabo de aço envoltos em tubos. Mas você sabe por que os estais são amarelos?
Na verdade, a parte que vemos são os tubos em PEAD ou polietileno de alta densidade, os conjuntos de cabo de aço recebem um tratamento, com cera especial de petróleo e ficam dentro destes tubos. Cada estai tem uma quantidade de conjunto de cabos e variam no comprimento, de acordo com a posição na ponte, sendo que o maior estai terá 263 metros de comprimento. Os tubos são amarelos por duas razões: é uma cor que se destaca, podendo ser vista a longas distâncias, e é a cor que mais resiste à ação do tempo sem perder sua intensidade. Agora uma curiosidade bônus. Se você observar bem, o tubo PEAD tem um tratamento em espiral, por fora, que serve como um “quebra chuva”. Os pingos de chuva, ao atingirem os estais, não deslizam direto para o tabuleiro da ponte, sendo “quebrados” por este formato em espiral, o que contribui para a manutenção dos estais e da ponte.
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