A equipe de resgate e afugentamento de fauna, formada por bióloga e veterinária, flagrou um bando de quatis que se deslocava em uma das frentes de obras. Após garantirem a travessia segura para os quatis, foi possível fazer esse lindo registro do bando.

O resgate e afugentamento de fauna é um dos programas ambientais instituído no licenciamento ambiental que permite a execução das obras e tem por objetivo eliminar ou reduzir os impactos da implantação da segunda ponte Brasil Paraguai, das novas aduanas e do acesso até a BR 277, para a fauna local. A equipe de fauna realiza vistorias e acompanha de perto todas as atividades executadas em áreas de mata, garantindo a segurança dos animais.

Os quatis (Nasua nasua) são mamíferos silvestres nativos da América do Sul, no Brasil estão presentes em todos os biomas. Vivem em bandos compostos por fêmeas adultas, jovens e filhotes, os machos adultos são geralmente solitários, se juntando aos bandos nas épocas de reprodução. Os quatis se tornaram símbolo de Foz do Iguaçu, por estarem frequentemente presentes nas áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, que compreendem as famosas Cataratas do Iguaçu.

É importante ressaltar duas informações sobre os quatis: apesar de sua aparência dócil, são animais de hábitos silvestres e podem ferir uma pessoa caso se sintam ameaçados, além disso não se deve oferecer alimentos para os quatis, eles possuem uma dieta natural, e os nossos alimentos podem ser prejudiciais a saúde, além de causar problemas relacionados ao comportamento destes animais. Então se você tiver a oportunidade de avistar um bando de quatis, pratique a coexistência respeitosa, apenas contemple!