O Programa de Controle de Supressão de Vegetação tem como objetivo orientar e acompanhar a execução das atividades de retirada da cobertura vegetal para a implantação do acesso e construção da Segunda Ponte Internacional Brasil – Paraguai, de forma a evitar desmatamentos desnecessário, bem como definir procedimentos para a supressão a serem utilizados durante as obras e para a destinação do material lenhoso suprimido.

O acompanhamento do procedimento é realizado minuciosamente em todo o trajeto de supressão a fim de monitorar as áreas suprimidas zelando o cumprimento das especificações técnicas e do projeto de engenharia.

O material suprimido passa por um processo denominado coleta de  germoplasma, estes por sua vez abrangem as sementes das árvores nativas e também o salvamento e a realocação das epífitas em uma área predestinada.

No Horto Municipal de Foz do Iguaçu as sementes coletadas em forma de germoplasma são transformadas em novos indivíduos que possuem as características genéticas de sua planta mãe, as mudas ao crescerem são destinadas à compensação vegetal em local definido e apropriado.

Produção de Mudas de Ipê com sementes oriundas da coleta de Germoplasma Vegetal.
Coleta de semente de Cedro (Cedrela fissilis).
Supervisão da Supressão de Vegetação.