É um subprograma do Plano Ambiental para Construção – PAC, na qual, leva-se em consideração a preocupação quanto à emissão de gases e material particulado gerados pela obra, que possuem potencial danoso ao Meio Ambiente, a saúde e segurança da população diretamente afetada.
A poluição atmosférica afeta a biota devido ao acúmulo de poeira e hidrocarbonetos sobre as folhas e o solo, principalmente, quando apresentam concentração de metais pesados, prejudicam o desenvolvimento da vegetação e reduzem a disponibilidade de alimentos ou oferecem alimentos contaminados para a fauna, alterando o ciclo alimentar.
Pode causar doenças respiratórias ao homem e inconvenientes sociais, tais como “stress” e insônia, e interferir na qualidade de vida das comunidades próximas. Pode também diminuir a visibilidade na rodovia colocando em risco a segurança de seus usuários.
Durante a instalação das obras da Segunda Ponte Internacional Brasil Paraguai, Acesso e Aduanas, realiza-se trimestralmente o monitoramento em pontos definidos no trajeto do empreendimento, o equipamento é instalado em ponto específico operado por funcionário capacitado e fica no local em um período de 24 horas.
O equipamento subdivide-se em duas partes, uma responsável pelo Monitoramento de Material Particulado (Hi-Vol) e outro pelo Monitoramento de Gases (Mini-Vol).
Ao final do período monitorado, as amostras são coletadas, armazenadas e levadas para um laboratório capacitado interpretando-se assim quantitativamente as Partículas e Gases presentes no Meio Ambiente.
Deixe um Comentário