Archives: novembro 27, 2024

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVE EXPOSIÇÃO SOBRE ANIMAIS INDESEJADOS E PEÇONHENTOS NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL AO ADOLESCENTE – CAIA

No mês de novembro, o PEA em parceria com o CAIA, realizaram no CAIA Sede uma exposição sobre animais indesejados e peçonhentos. A exposição contou com a mostra de animais taxidermizados disponibilizados pelo Centro Universitário UDC – Vila A.

Os visitantes que ali estavam, puderam observar de perto exemplares de Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus), Abelha Européia (Apis mellifera), Aranha Armadeira (Phoneutria sp.) Cobra Cascavel (Crotalus sp.) Cobra Coral (Micrurus sp.), Cobra Jararaca (Bothrops sp.) e Lagarta Lonomia (Lonomia obliqua).

Antes da exposição os visitantes participaram de uma palestra educativa, ministrada pelo Biólogo Lucas Oliveira, na qual abordou o principais animais encontrados no município e a prevenção de acidentes com estes, abordou também, sobreos primeiros socorros e quais serviços à população deve buscar caso algum acidente ocorra.

No mês de agosto de 2024, o Centro de Controle de Zoonoses emitiu um alerta para a alta de acidentes com escorpiões em Foz do Iguaçu, orientando os munícipes que redobrem o cuidado com suas residências, evitando o acúmulo de resíduos e isolando ralos com o auxílio de telas protetoras.

A Educação Ambiental se faz  necessária neste contexto, atuando na conscientização da população sobre os perigos que estes animais podem trazer, uma vez que, a sinantropia, que é a capacidade de animais silvestres aprenderem a conviver com o ser humano, aumenta devido a antropização.


Novembro Azul

O mês de novembro é marcado por uma importante campanha, o “Novembro Azul”. Esta campanha, tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata que pode ser realizada através de exames médicos. O diagnóstico precoce da patologia é de fundamental relevância, uma vez que, ao detectar precocemente o câncer de próstata as chances de cura aumentam.

A fim de sensibilizar a população sobre o assunto, durante o mês de novembro, a iluminação da Ponte da Integração será com a coloração azul, alusivo a campanha.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo responsável pela morte de 28,6% da população masculina, a qual desenvolve a neoplasia maligna.

Para a prevenção são necessárias consultas com médico especialista e exames de rotina. Além disso, é importante atentar-se aos principais sintomas da patologia que são: Dor óssea, dores ao urinar, necessidade de urinar com frequência e presença de sangue na urina/sêmen.

Os fatores de risco aumentam se o paciente tiver histórico familiar de câncer de próstata, obesidade entre outros. Indica-se exames preventivos em homens a partir dos 45 anos de idade.

Cuide-se, não deixe para depois.
Quem se cuida, sempre vence.


Translate »