Em dezembro, trabalha-se o tema “Dezembro Vermelho”, trata-se de uma Campanha Nacional de prevenção ao HIV e outras ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, podem ser causadas por vírus, fungos, bactérias e protozoários, e a transmissão ocorre por meio de contato sexual. Os sintomas podem surgir nos órgãos genitais, mas  também, em outras partes do corpo.

Caracterizam-se por sintomas de ISTs, verrugas anogenitais, lesões que podem ou não se transformar em feridas, corrimentos, coceiras, dor ao urinar, entre outras.

As principais infecções que podem ocorrer são: Herpes genital, HPV, DIP, Donovanose, Gonorréia, Sífilis, Infecção pelo HLTV, Tricomoníase e HIV.

O diagnóstico é realizado através de exames físicos, sintomatológicos e laboratoriais. Para a realização laboratorial são realizadas coleta de material biológico para exames de rotina e/ou testes rápidos.

Vale ressaltar que algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas sendo consideradas assintomáticas, sendo assim, é importante que sejam realizados os exames de rotina para garantir qualidade de vida e prevenção de doenças. Além disso, uma das formas de prevenção é o uso de preservativos em relações sexuais.

Para a realização da atividade o PEA contou com a participação especial do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador – GT-VISAT. Para a realização dos exames, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu juntamente com a presença de acadêmicas do curso de Enfermagem da UNIOESTE, disponibilizaram e realizaram exames de teste rápido para HIV e Hepatite B, teste de Glicemia e aferição de pressão arterial para os colaboradores locais.

A promoção da saúde em ambiente de trabalho é de suma importância, a atividade teve como apoio e mobilização, a equipe de Segurança no Trabalho do Consórcio JL, Planaterra, Iguatemi, na qual, auxiliaram nas atividades da ação.