Archives: abril 2, 2025

Abril Verde – Saúde Mental no Trabalho

No dia 01 de abril de 2025, o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Consórcio Ponte Brasil Paraguai participou da cerimônia de abertura do Abril Verde. O evento foi organizado pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador – GT VISAT.

O GT VISAT é um grupo composto por voluntários de diversas instituições públicas e privadas do município de Foz do Iguaçu, tendo como objetivo principal executar ações que promovam a saúde do trabalhador.

Neste ano, o tema escolhido foi Saúde Mental, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre a importância do cuidado com o bem-estar mental dos trabalhadores. O Abril verde, é uma campanha nacional, a escolha da cor verde, simboliza a necessidade de locais mais seguros para o trabalho. Também, neste momento, traz-se a memória os trabalhadores vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Durante o mês, o grupo irá realizar diversas ações de promoção da saúde no município, sendo também, de suma importância aos colaboradores da obra da rodovia de acesso e aduanas. Ações deste tipo, já estão sendo realizadas com nossos trabalhadores, com o apoio do GT VISAT, tais como, exames para detecção de IST’s, exames de glicemia e aferição de pressão arterial e palestras educativas.

“Bem-estar mental promove qualidade de vida e produtividade. Prevenir fatores psicossociais e reconhecer sinais de alerta é essencial para um ambiente saudável” – GTVISAT


AÇÃO EM SAÚDE COM OS TRABALHADORES

No mês de fevereiro de 2025, o Programa de Educação Ambiental em parceria com o Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador GT-VISAT promoveram uma ação em saúde do trabalhador aos colaboradores da Rodovia de Acesso à nova Ponte entre o Brasil e o Paraguai e Aduanas.

A ação contou com a realização de aferição de pressão arterial e glicemia e posteriormente aplicação da Auriculoterapia.

A Auriculoterapia é uma técnica de medicina tradicional Chinesa, que consiste em utilizar sementes de mostarda e entre outros materiais para pressionar pontos específicos da orelha com a finalidade de tratar problemas físicos, mentais e emocionais.

A ação contou também com a presença de alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, que auxiliaram todo o processo de triagem dos colaboradores, contribuindo para seu conhecimento técnico e colocando em prática seus aprendizados.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO TRABALHADOR – PEAT

No mês de janeiro, o PEA ministrou aos colaboradores da construtora uma palestra com o tema “Monitoramento de Fauna”.

O Monitoramento de Fauna é realizado na área de influência da obra, consistindo em campanhas realizadas semestralmente com o objetivo de garantir a proteção da fauna, principalmente, das espécies ameaçadas de extinção.

Gato Maracajá – Leopardus wiedii

Para a atividade com os colaboradores, a equipe do PEA utilizou materiais fotográficos com os registros efetuados durante as campanhas de monitoramento de fauna e monitoramento de atropelamento de fauna. Visualmente puderam ver as imagens dos registros que continham a escala colorida com contraste estilo IFRAO, a localização, data e hora.

O monitoramento de atropelamento de fauna é realizado trimestralmente com a duração de 7 dias. Durante a atividade, é percorrido um trajeto definido pelo IBAMA e descrito no Plano Básico Ambiental com a utilização de veículo, em determinados locais, são realizados caminhamentos em ambos sentidos da pista. Ao encontrar um animal atropelado tanto no trajeto com o veículo quanto no caminhamento, ele é registrado com o auxilio de câmera fotográfica e posteriormente suas patas são tingidas com tinta branca, este procedimento auxilia em forma de marcação para que não haja duplicação de registros.

Como medida mitigadora, são previstos em projeto na qual estão sendo executados passagens de fauna inferior e também placas de sinalização de trânsito indicando que há animais no local.


Translate »