O PRAD tem como objetivo promover a devida recomposição ambiental e integração das áreas alteradas pela construção do empreendimento, tais como áreas de apoio, de empréstimo de material construtivo e de disposição.
Para a recomposição ambiental são utilizadas as mudas arbóreas produzidas e cultivadas no Horto Municipal de Foz do Iguaçu provenientes da coleta do germoplasma. Quando essas mudas atingem a altura mínima de 1 metro, estão prontas para serem introduzidas em uma área específica designada para a recomposição.
No momento do plantio, o local escolhido deve ser isolado e devidamente identificado, de modo a comunicar à população que a área está passando por um processo de recomposição ambiental. É importante realizar um monitoramento constante das plantas para que, se necessário, seja efetuada a substituição de plantas que tenham morrido.
Outra atividade correspondente ao PRAD é a Hidrossemeadura na qual com o auxilio de equipamento específico é lançado sobre o solo nu uma solução de alta viscosidade composta de sementes de gramíneas e leguminosas nativas da região, o veículo para o lançamento é a água, o que dá origem ao nome do procedimento, este, por sua vez, auxilia os trabalhos em tempo e mão de obra e, posteriormente agrega melhores resultados.
É importante salientar que as atividades do programa visam garantir a estabilidade dos taludes, recuperar as áreas erodidas, zelar e proteger a integridade dos corpos hídricos interceptados pelo empreendimento, tais atividades passam por um monitoramento, garantindo o sucesso na execução do mesmo e atingindo 100% a cobertura vegetal.
Deixe um Comentário