No mês de novembro, o PEA em parceria com o CAIA, realizaram no CAIA Sede uma exposição sobre animais indesejados e peçonhentos. A exposição contou com a mostra de animais taxidermizados disponibilizados pelo Centro Universitário UDC – Vila A.
Os visitantes que ali estavam, puderam observar de perto exemplares de Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus), Abelha Européia (Apis mellifera), Aranha Armadeira (Phoneutria sp.) Cobra Cascavel (Crotalus sp.) Cobra Coral (Micrurus sp.), Cobra Jararaca (Bothrops sp.) e Lagarta Lonomia (Lonomia obliqua).
Antes da exposição os visitantes participaram de uma palestra educativa, ministrada pelo Biólogo Lucas Oliveira, na qual abordou o principais animais encontrados no município e a prevenção de acidentes com estes, abordou também, sobreos primeiros socorros e quais serviços à população deve buscar caso algum acidente ocorra.
No mês de agosto de 2024, o Centro de Controle de Zoonoses emitiu um alerta para a alta de acidentes com escorpiões em Foz do Iguaçu, orientando os munícipes que redobrem o cuidado com suas residências, evitando o acúmulo de resíduos e isolando ralos com o auxílio de telas protetoras.
A Educação Ambiental se faz necessária neste contexto, atuando na conscientização da população sobre os perigos que estes animais podem trazer, uma vez que, a sinantropia, que é a capacidade de animais silvestres aprenderem a conviver com o ser humano, aumenta devido a antropização.
Deixe um Comentário