O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água – PMQA possui o objetivo de garantir que as obras de implantação da Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Paraná e seus Acessos entre o Brasil (Foz do Iguaçu) e o Paraguai (Presidente Franco), não interfiram na qualidade das águas dos cursos hídricos interceptados ou tangenciados pelo empreendimento.

As práticas relacionadas ao monitoramento de qualidade da água, incluem a coleta de dados e de amostras de água em locais específicos (georreferenciados), aprovados pelo IBAMA e que devem ser realizados em intervalos regulares, produzindo um padrão de informações que possam ser utilizadas para a definição das condições presentes de qualidade.

No dia 15 de junho de 2021, ocorreu a quinta campanha de monitoramento da qualidade da água executada pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai, esse acompanhamento ocorre em um período trimestral e em onze pontos amostrais referentes a cursos d’água em áreas adjacentes ao empreendimento incluindo o Rio Iguaçu e Paraná.

São 12 indicadores estabelecidos e analisados, que seguem os parâmetros baseados na resolução do CONAMA 357/2005, que estabelece critérios para classificação dos corpos hídricos bem como seus limites de qualidade aceitáveis, sendo eles: Coliformes termotolerantes, Condutividade elétrica, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Fósforo total, Nitrato, Nitrogênio amoniacal (Amônia), Nitrogênio Total, Óleos e Graxas, Oxigênio Dissolvido, pH, Sólidos suspensos Totais e Turbidez.

Os cursos d’água são monitorados com o intuito de avaliar a qualidade desse recurso, previamente e durante toda a execução do empreendimento, seguindo os parâmetros estabelecidos durante o processo de licenciamento e pela legislação ambiental. Após as análises das cinco campanhas realizadas, não foram evidenciadas alterações significativas nos pontos de amostragem acompanhados, sendo possível aferir, que a implantação do empreendimento não está afetando negativamente os corpos hídricos em seu entorno.